Segundo aliados próximos ao ex-presidente Jair Bolsonaro, há uma expectativa crescente de que o Supremo Tribunal Federal (STF) determine, já na próxima semana, sua transferência para o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. A avaliação dos assessores é de que, com a possível rejeição dos embargos de declaração apresentados pela defesa, o caminho para a mudança de regime estaria aberto.
Atualmente, Bolsonaro cumpre prisão domiciliar, medida decretada em razão das investigações sobre sua suposta participação em uma tentativa de golpe de Estado. Ele foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão, e a decisão sobre o local de cumprimento da pena está nas mãos do STF.
Entre aliados, a transferência para a Papuda é vista como uma medida de caráter simbólico, interpretada como uma demonstração de autoridade do Supremo em casos de grande repercussão. No entanto, há quem acredite que a permanência de Bolsonaro no presídio seria curta, uma vez que sua defesa deve solicitar novamente o regime domiciliar, alegando problemas de saúde. O ex-presidente tem histórico de complicações médicas desde a facada sofrida em 2018 e foi diagnosticado recentemente com câncer de pele.
Até o momento, o STF não confirmou oficialmente nenhuma decisão sobre a transferência de Jair Bolsonaro.
Fontes: Metrópoles, Brasil 247, Poa24Horas
Comentários








