Centenas de milhares de torcedores do Flamengo se reuniram neste domingo (30) no Centro do Rio de Janeiro para celebrar o tetracampeonato da Copa Libertadores da América. Por volta das 13h, a delegação campeã chegou ao local e seguiu em um trio elétrico — com a taça à mostra — percorrendo cerca de 850 metros entre a Rua Primeiro de Março e a Avenida Presidente Antônio Carlos. A festa reuniu um público impressionante: estimativas variam entre 200 mil e 500 mil pessoas. Durante o desfile, jogadores e membros da comissão técnica interagiram com a torcida sob clima de euforia.
O ambiente festivo, porém, se transformou em tumulto ao final da comemoração. A polícia formou um cordão de isolamento para permitir a saída da comitiva, mas uma parte da torcida tentou avançar o bloqueio, derrubando grades e arremessando objetos. A reação da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro envolveu uso de gás lacrimogêneo, gás de pimenta e balas de borracha. Pelo menos duas pessoas foram socorridas em macas e levadas a um hospital, e há relatos de outros feridos.
Além da tensão, o calor intenso da tarde também causou problemas: mais de 300 torcedores buscaram atendimento médico devido ao calor — o termômetro marcou mais de 32 °C no Rio de Janeiro. O clima de festa se dissipou entre apreensão e correria nas ruas próximas.
Apesar das imagens de torcida vibrante e da conquista histórica do título continental, a comemoração será lembrada também pela confusão e pelos prejuízos à segurança e à organização no Centro da cidade.
Fontes: Jovem Pan; Veja; O Dia; ge; A Tribuna; Novo Notícias.
Comentários








