O governo de Portugal anunciou que irá notificar 5.386 brasileiros para que deixem o país nos próximos dias. Esses brasileiros fazem parte de um grupo de 33.983 estrangeiros que tiveram seus pedidos de residência negados pela Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA). A medida é resultado da revisão de processos migratórios acumulados, especialmente após o encerramento, em junho de 2024, do sistema de “manifestação de interesse”, que permitia a regularização de imigrantes já presentes no país.
Após receberem a notificação, os imigrantes terão um prazo de 20 dias para sair voluntariamente de Portugal. Caso não cumpram esse prazo, poderão ser expulsos coercitivamente pelas autoridades.
Além dos brasileiros, outros grupos afetados incluem indianos (13.466), bangladeshianos (3.750), nepaleses (3.279), paquistaneses (3.005), argelinos (1.054), marroquinos (603), colombianos (236), venezuelanos (234) e argentinos (180).
Para quem deseja residir em Portugal, é necessário obter um visto apropriado antes da viagem, como os de trabalho, estudo, aposentadoria, atividade remota ou empreendedorismo. A cidadania portuguesa pode ser solicitada após cinco anos de residência legal, casamento com cidadão português ou comprovação de descendência.
Comentários
Ultimas notícias
