A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (2) a operação Última Fase para desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes em concursos públicos. A ação resultou na prisão preventiva de dois suspeitos e no cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão na Paraíba, Pernambuco e Alagoas.
As investigações apontam que os envolvidos aplicavam fraudes em processos seletivos do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2024, além de certames das Polícias Civis de Pernambuco e Alagoas, da Universidade Federal da Paraíba, da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.
Os suspeitos poderão responder por fraude em concurso público, organização criminosa, lavagem de dinheiro e falsificação de documentos. Foram aplicadas medidas cautelares, como afastamento de cargos públicos e bloqueio de bens.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos afirmou que a fraude no CPNU 2024 foi “pontual” e que a segunda edição do concurso, prevista para o próximo domingo (5), está mantida, com reforço nos mecanismos de fiscalização.
Fontes: Exame, Revista Oeste, Agora RN.
Comentários
Ultimas notícias
